Essa tela é utilizada como financeiro único do cupom. Para acessá-la o usuário deverá clicar no botão “Financeiro”, da tela de Pré-Venda.
Quando um mesmo “Tipo de Título” possuir vários cadastros, como no caso dos cartões de crédito, por exemplo, que devido as taxas administrativas distintas em cada operação requer vários cadastros, esta tela apresentará o “Grupo de Tipo de Título” e seus dependentes, sempre que houver 02 ou mais “Tipos de Títulos” cadastrado no mesmo grupo de título.
Exemplo: o usuário clicará no grupo VISA e o sistema abrirá outra tela onde ele terá de escolher o “Tipo de Título” específico: Visa crédito a vista, Visa crédito parcelado, Visa débito, Visa POS, etc.
OBS1: O cadastro dos “Grupos de Tipo de Título” é feito no Jiva G1 pelo menu “Arquivos\Cadastros\Tipos de Título\ Grupos de Tipo de Título.
OBS2: Quando utilizando TEF Discado, a venda for feita em duas formas de pagamento ‘dinheiro’ e ‘cartão’ sendo a primeira forma de pagamento ‘cartão’ e a segunda por ‘dinheiro’ com “Troco”, o “Troco” será apresentado apenas no Fast e não no Cupom.
Se desejar parcelar uma venda, o usuário deverá clicar no botão “Parcelas” para definir a quantidade de parcelas, como mostra a imagem abaixo.
Quantidade de Parcelas: Informe neste campo quantas parcelas serão geradas, automaticamente pelo sistema.
Gerar Parcelas: Ao clicar neste botão, o sistema gerará a quantidade de parcelas definidas pelo usuário.
Tipo de Título: Definir neste campo se as parcelas serão em cheque, cartão, boleto, etc.
Ao gerar as parcelas, todas elas terão as informações iguais às destes três campos.
Se o “Tipo de Título” for “Cheque”, ao informar o número do primeiro cheque, o sistema calculará automaticamente, a seqüência numérica dos números dos cheques subseqüentes.
Todas estas informações poderão ser modificadas após a geração das parcelas, facilitando assim, a alteração de apenas algumas informações, se for o caso.
Quando o usuário não utilizar o campo “Quantidade de Parcelas”, para a geração das parcelas, estas serão geradas, utilizando as configurações da “Forma de Pagamento”, selecionada anteriormente. Neste caso, algumas informações poderão ficar não editáveis, de acordo com a regra da “Forma de Pagamento”.
Para concluir a geração do financeiro bastará clicar no botão “OK”, para que o cupom seja impresso com as formas selecionadas.
Voltar nos Itens: ao cancelar uma venda com Cartões e abrir novamente a tela de ‘Financeiro do Cupom’, o sistema apresentará este botão, para que o usuário possa voltar a tela de Produtos e cancelar os itens antes de tentar efetuar a venda novamente.
Observação importante:
Este botão não será visível em dois casos.
1 - Vendas 'Não concomitantes', pois por esta rotina não é possível alterar os itens da venda.
2 - Caso a venda seja feita com múltiplos cartões, e o uso do primeiro cartão já tenha sido confirmado.
Exemplo de uso do botão “Voltar nos Itens”: Ao escolher a forma de pagamento por cartão o sistema inicia a operação do TEF. Se ocorrer erro da operação do TEF por senha incorreta ou por falta de saldo do cliente a operação do TEF não será completada e será aberta a tela do ‘Financeiro do Cupom’, onde o usuário poderá, através deste botão, voltar aos itens do cupom para realizar cancelamentos, se o cliente optar por retirar algum item e abaixar o ‘Valor Total’ a ser pago.
A rotina de 'Imprimir Item de Troca', disponível no menu do botão direito nesta tela, funcionará da seguinte forma:
- O usuário lança um cupom normalmente;
- Depois de o usuário fechar o cupom (receber) e o caixa ficar livre, ele informa no campo 'Cupom' o número deste cupom, que acabou de ser impresso, e tecla 'Enter'.
- O sistema carregará o cupom que foi informado apenas para consulta, bloqueado para alterações.
- O usuário clicará no produto desejado e selecionará a opção do botão direito, 'Imprimir Item de Troca'.
- Será impresso no ECF um relatório que contém o código do produto, a descrição do produto, o parceiro e o documento de origem. Podendo ser usado como comprovante para futura troca de mercadoria.
Pendente: Para lançar um ‘Cupom’ e realizar a ‘Venda’ com mais de um ‘Tipo de Pagamento’ ou ‘Tipo de Título’, digita-se no campo ‘Pendente’ o valor a ser pago com cada ‘Tipo de Título’, a quantidade de parcelas para aquele ‘Tipo de Título’ e clica-se no botão ‘Gerar Parcelas’.
Por exemplo:
Em uma venda de 219,00, o cliente deseja pagar 50,00 em dinheiro, 50,00 em cheque e o restante no cartão. Digita- se no campo pendente 50, escolhe o ‘Tipo de Pagamento’ dinheiro e clica em ‘Gerar Parcelas’. Em seguida realiza-se o mesmo processo para as demais formas de pagamento.
Limpar Parcelas: Caso o usuário queira refazer as parcelas, bastará acessar o botão "Limpar Parcelas", que apagará a grade com as parcelas.
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