Podemos efetuar uma baixa parcial apenas alterando o valor total do título para um valor menor. Basta clicarmos no campo e digitar o novo valor. Após esse procedimento, concluímos em OK. Após a confirmação, o sistema abrirá a janela para confirmação da baixa parcial.
Quando o total de baixa for inferior ao total esperado, poderemos ajustar o desconto ou realizar uma baixa parcial. Quando ele for superior, poderemos ajustar o valor dos juros. O valor da baixa será sempre igual ao valor do desdobramento + valor vendor + juros + multas + despesas cartório + valor variação cambial + impostos não retidos – descontos.
Depois de clicar em OK, o sistema abrirá a janela de confirmação da baixa parcial. Veja o exemplo na próxima página em Confirmação da Baixa Parcial.
Na baixa parcial, quando o lançamento tiver juros e o valor da baixa for inferior ao valor do juros ou do lançamento original, na confirmação da baixa aparecerá a mensagem "O valor da baixa é insuficiente para pagar Multa + Juros + etc." Nesse momento o sistema irá calcular o valor da baixa proporcionalmente, ajustando os valores referente ao juros e ao título em si.
Observação para o campo “Contato” na Movimentação Financeira, na hora da baixa: Ao fazer a “Baixa Parcial” de um título, que foi lançado para um “Contato” especifico do parceiro, o outro título, gerado como pendente, levará o nome do “Contato”, do título de origem.
Parâmetro que influencia esta rotina de Baixa:
O parâmetro, 'Baixa receita deve ser Integral (não gerar pend.)?', chave: BXINTEGRAL, default 'N'.
Se estiver marcando 'Sim', não permitirá ao usuário baixar parcialmente um Título.
O parâmetro, 'Descrição para Despesas c/cartório', chave, 'DESPCART', altera a descrição do campo Despesas com Cartórios segundo as necessidades do usuário.
Fonte: Jiva Gestão Empresarial
Nenhum comentário:
Postar um comentário