Esta funcionalidade deverá ser utilizada quando o cliente fizer uma devoluções de “Venda” ou “Compra”.
Normalmente a devolução de “Venda” gera um registro de despesa no financeiro, deixando o cliente com crédito na empresa. O processo de compensação permite que no momento da próxima venda, o cliente possa abater esse crédito.
Esta funcionalidade poderá ser usada também para compensar financeiros provenientes de outras operações. E é válido também para “Compras”.
A compensação de Crédito ou Débito, pede a configuração dos seguintes parâmetros, para rotina de “Vendas”:
“Avisar que o cliente possui Crédito?” chave “AVISARCREDCLI” e
“Tipo de título para compensação de Crédito”, chave “TIPTITCREDCLI”
Após a configuração destes parâmetros, o sistema passa a avisar o valor do “Crédito” que o cliente possui, em qualquer despesa lançada no financeiro para o parceiro, normalmente originada por uma devolução.
Atenção: Em clientes que trabalham com ECF, e que possuem em seu cadastro o CLIENTE DIVERSOS ou CLIENTE PADRÃO, o parâmetro “AVISARCREDCLI” somente poderá ser ligado após análise, pois este parâmetro trabalha conjugado com o “TIPTITCREDCLI”. Se o parâmetro “AVISARCREDCLI” estiver ligado (VALOR SIM), e o parâmetro “TIPTITCREDCLI” estiver com valor 0, ao efetuar uma venda para o cliente padrão (CUPOM FISCAL/PEDIDO), o sistema irá varrer o banco de dados buscando todos os ‘Títulos’ que estiverem pendentes para o referido cliente, ocasionando queda de performance. Isto ocorre devido as vendas em cartão de crédito serem feitas para o cliente padrão, e as mesmas terem baixas programadas, por isso são encontrados ‘Títulos’ em aberto.
O valor é exibido no campo 'Valor do crédito' no cabeçalho da nota.
Na aprovação da “Nota” o sistema informa que o cliente possui crédito e pergunta ao vendedor se ele deseja registrar este crédito para compensação. Se o vendedor clicar em "Sim" o sistema lança um registro no financeiro da nota com o valor possível de ser compensado e reduz este valor proporcionalmente nas outras parcelas.
O título lançado para compensação é gravado com o “Tipo de Título” configurado no parâmetro, “Tipo de título para compensação de Crédito”. Na confirmação da nota o sistema verifica se a nota tem algum registro a ser compensado para efetuar a compensação.
Da mesma forma que para vendas, os parâmetros “AVISARDEBFOR” e “TIPTITDEBFOR”, serão usados na “Central do Fornecedor”, para “Compras”.
“Avisar que o fornecedor possui Débito?”, chave “AVISARDEBFOR” e
“Tipo de título para compensação de Débito”, chave “TIPTITDEBFOR”
Se o parâmetro “Avisar que o fornecedor possui Débito?” estiver "Sim", o sistema passa a avisar sobre os débitos do fornecedor com a empresa, para que possa ser feita a compensação em futuras compras.
O sistema registra no “Tipo de Título” do título gerado para compensação, o tipo de título informado no parâmetro “Tipo de título para compensação de Débito”.
O sistema permite a “Baixa Automática” na Compensação do Crédito. Para isto o usuário deverá configurar nos parâmetros “Top Baixa de Despesa de Compensação de Crédito” e “Top Baixa de Receita de Compensação de Crédito” as TOP’s que serão utilizadas pelo sistema na baixa automática.
Atenção: Se o Parceiro possuir uma RECEITA e um DESPESA, com o mesmo Tipo de Título informado nos parâmetros “TIPTITCREDCLI” e “TIPTITDEBFOR”, o sistema não apresentará a mensagem de CRÉDITO e não fará a compensação. Ou seja, esta situação indica que existem COMPENSAÇÕES que deverão ser realizadas antes de um novo aviso do sistema.
Logo, SEMPRE deve-se utilizar TIPOS DE TÍTULOS diferentes nos parâmetros “TIPTITCREDCLI” e “TIPTITDEBFOR”, mesmo que o parceiro seja CLIENTE e FORNECEDOR, pois, se houver outro título em aberto o sistema não fará a compensação.
Fonte: Jiva Gestão Empresarial
Nenhum comentário:
Postar um comentário